Já ouviu falar no Project Glass, os “óculos futuristas” do Google? Recentemente, durante a conferência anual Google I/O, a empresa mostrou um protótipo do aparelho, que será capaz de gravar vídeos e rodar diversos aplicativos, como GPS, bate-papo e redes sociais.
Por enquanto, o projeto não tem um concorrente à altura, mas a situação deve mudar: a Apple acaba de conseguir uma patente para criar um produto como esse. Embora nada tenha saído do papel ainda, já é possível fazer algumas previsões, seguindo o que está escrito na patente.
Teoricamente, os óculos da Apple serão capazes de projetar as imagens diretamente nos olhos do usuário – ao contrário do Project Glass, que exibe as informações nas lentes. Além disso, terá dois projetores (o do Google tem somente um) localizados nas laterais dos óculos. A ideia é criar uma sensação de imersão e evitar que o usuário sinta tontura quando se mover.
As duas empresas são mundialmente conhecidas por seus projetos inovadores, mas fica a dúvida: será que esses “óculos futuristas” vão emplacar?
Para Jesus Diaz, editor do site de tecnologia Gizmodo, os aparelhos correm o risco de ter o mesmo destino do “fone de ouvido” para celular via Bluetooth: poucas pessoas usam, e boa parte delas não se sente à vontade para usar o aparelho em público. Quem vê de fora pensa que a pessoa está falando sozinha, já que o fone é pequeno e não tem fio.
“Estou convencido de que, a menos que os aparelhos sejam muito parecidos com óculos comuns, as pessoas não vão comprá-los”, opina. “E, mesmo nesse caso, as vendas ficar limitadas, porque quem não precisa de óculos dificilmente usaria apenas para ter uma tela com o iLife [pacote de programas de áudio, foto e vídeo da Apple].”
E vocês, o que acham? Façam suas apostas![
Domingo 8 de juho
Nenhum comentário:
Postar um comentário