Mensagem

"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

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terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ESTE LADO PARA CIMA


his Side Up  é um ótimo curta de animação realizado por Liron Topaz já em 2009 como trabalho de conclusão de curso no Rigling Colleg of art Designer. Ele conta que este foi, é lógico, o projeto mais desafiador e gratificante que trabalhou e a gente pode notar o porquê vendo o resultado do filme que mostra como a paciência de um ingênuo amante da musica é testada em sua busca por download on-line de música.

Quem viveu a lentidão e quedas constantes de modens como o US Robotics 2.400 externo, não irá se identificar, mas a geração que veio logo depois com os "velocíssimos" modens de 56k há de lembrar como se fosse hoje a primeira vez que tentou baixar uma música na Internet e notou, decepcionado, que seria uma tarefa titânica e demorada fazer o download  completo aquele disco tão desejado da sua banda favorita, fazendo com que sua perspectiva sobre a tecnologia mudasse completamente.

O desenho também usa a tradição de personagem de 4 dedos que surgiu ainda na Disney quando alguém decidiu fazer o Mickey e outros personagens baseado nas suas patas de 4 dedos por um motivo óbvio: os desenhos animados têm sequências infindáveis de desenhos (1 por fotograma), desenhar menos um dedo em cada personagem resultava em uma economia considerável de tempo. Mais tarde alguém -não se sabe quem- vendo os 4 dedos decidiu criar seu personagem, mesmo humano, com 4 dedos e ao final fundamentou ume tola tradição.

Terça – feira 3/01/2012 ás 17:05h


CHOMSKY E AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

Você não pode deixar de ler o texto a baixo com bastante atenção e detectar as semelhanças com o que está ocorrendo no entorno do distrito federal e em particular a cidade de Águas Lindas de goiás.

O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia:

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Terça – feira 03/01/2012 ás 15:05h

domingo, 1 de janeiro de 2012

TVS DEVERÃO VIR EQUIPADAS COM FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE A PARTIR DE 2012

EBC
A partir desse ano, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverá estar equipada com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira. O programa, que é um software livre nacional, possibilita que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão.


A consulta pública sobre as mudanças no Processo Produtivo Básico (PPB), encerrada em outubro de 2011, prevê que pelo menos 75% dos televisores com tela de cristal líquido devem vir com o Ginga a partir de 2012. Já a partir de 2013, todos os aparelhos terão que trazer o software. As contribuições ainda estão sendo analisadas pela área técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e a publicação está prevista para o início desse ano.

Quem comprar os televisores com o Ginga poderá pagar até R$ 80 mais, segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Mas ele acredita que o valor poderá ser absorvido pelas empresas. Até o fim do ano, o ministério deverá ter autorizado a transmissão do sinal digital para todas as 400 geradoras do país, que são responsáveis pela produção de conteúdo. A previsão é que até 2016 todos os canais com sinal analógico já tenham sido digitalizados.

De acordo com o secretário, foram implementadas recentemente mudanças para agilizar a autorização da digitalização de geradoras e retransmissoras, e a ideia é que até o final de 2012 cerca de 3 mil processos tenham sido analisados. Depois da autorização do ministério, os radiodifusores têm seis meses para colocar o canal em funcionamento. “Nós vamos ser eficientes, mas isso também vai exigir uma eficiência maior do radiodifusor”, destaca Lins.

A agilização dos processos deverá aumentar a procura das emissoras por novos equipamentos, o que poderá também facilitar as condições de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES). “O principal argumento dos bancos é que não há demanda para fazer linha de financiamento. Quando tiver uma demanda razoável, vamos trabalhar para facilitar o financiamento”, diz o secretário.

O governo trabalha também na implantação do sistema de rádio digital no país. Até o fim do ano, a equipe técnica do Ministério das Comunicações deverá ter definido qual o melhor sistema para ser utilizado no Brasil. Até agora, só o sistema europeu foi testado. O americano, que também se apresentou, não mandou os equipamentos para teste. O prazo para o envio dos equipamentos para serem avaliados termina em março.

Depois dos testes, o governo ainda tem que trabalhar para a implantação da indústria que irá fabricar os novos aparelhos de rádio que receberão o sinal digital. “A posição do ministério é que os aparelhos de rádio têm que ser produzidos no Brasil. Vamos ver quem vai oferecer a melhor proposta para trazer a tecnologia para cá”, ressalta Lins.

O secretário também informou que a intenção do governo é ter, até o final de 2013, pelo menos uma rádio comunitária funcionando em cada município brasileiro. “Isso é democratização da informação. A comunidade local tem o direito de ter uma voz, de se comunicar, de emitir a sua opinião”. O ministério já lançou avisos de habilitação de rádios comunitárias para quase todas as cidades, com exceção de seis municípios na região metropolitana de São Paulo, por inviabilidade técnica, pois na região o espectro está muito congestionado.

 Domingo.01/01/2012 ás 18:05
 

UMBERTO ECO: "O EXCESSO DE INFORMAÇÃO PROVOCA AMNÉSIA"

 Época online
O escritor italiano diz que a internet é perigosa para o ignorante e útil para o sábio porque ela não filtra o conhecimento e congestiona a memória do usuário

O escritor e semiólogo Umberto Eco vive com sua mulher em um apartamento duplo no segundo e terceiro andar de um prédio antigo, de frente para o palácio Sforzesco, o mais vistoso ponto turístico de Milão. É como se Alice Munro morasse defronte à Canadian Tower em Toronto, Hakuri Murakami instalasse sua casa no sopé do monte Fuji, ou então Paulo Coelho mantivesse uma mansão na Urca, à sombra do Pão de Açúcar.

"Acordo todo dia com a Renascença", diz Eco, referindo-se à enorme fortificação do século XV. O castelo deve também abrir os portões pela manhã com uma sensação parecida, pois diante dele vive o intelectual e o romancista mais famoso da Itália.

Um dos andares da residência de Eco é dedicado ao escritório e à biblioteca. São quatro salas repletas de livros, divididas por temas e por autores em ordem alfabética.

A sala em que trabalha abriga aquilo que ele chama de "ala das ciências banidas", como ocultismo, sociedades secretas, mesmerismo, esoterismo, magia e bruxaria. Ali, em um cômodo pequeno, estão as fontes principais dos romances de sucesso de Eco: O nome da rosa (1980), O pêndulo de Foucault (1988), A ilha do dia anterior (1994), Baudolino (2000), A misteriosa chama da rainha Loana (2004) e O cemitério de Praga.

 Publicado em 2010 e lançado com sucesso no Brasil em 2011, o livro provocou polêmica por tratar de forma humorística de um assunto sério: o surgimento do antissemitismo na Europa. Por motivos diversos, protestaram a igreja católica e o rabino de Roma: aquela porque Eco satirizava os jesuítas ("são maçons de saia", diz o personagem principal, o odioso tabelião Simone Simonini), este porque as teorias conspiratórias forjadas no século XIX - como o Protocolo dos sábios do Sião - poderiam gerar uma onda de ódio aos judeus. Desde o início da carreira, em 1962, como autor do ensaio estético Obra aberta, Eco gosta de provocar esse tipo de reação.

Mesmo aos 80 anos, que completa em 5 de janeiro, parece não perder o gosto pelo barulho. De muito bom humor, ele conversou com Época durante duas horas sobre a idade, o gênero que inventou - o suspense erudito -, a decadência europeia e seu assunto mais constante nos últimos anos: a morte do livro. É de pasmar, mas o maior inimigo da leitura pelo computador está revendo suas posições - e até gostando de ler livros... pelo iPad que comprou durante sua última turnê americana.

Domingo. 01/01/2012 ás 7:05h


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ATITUDES PARA VIVER MELHOR

Tempos atrás, montei um programa de ação com o propósito de me lembrar regrinhas básicas de saúde e bem-estar para poder viver melhor e ser mais feliz. Ao reler, me dei conta que são propostas válidas e que seria interessante partilhar com outras pessoas. Eu não consegui me manter fiel a todas elas, mas talvez você consiga tirar algumas idéias. Sentir-me-ia muito satisfeita se, com meus conselhos, ajudei alguém a VIVER MELHOR E SER MAIS FELIZ.

1) Cuidar da saúde física:
- Manter uma alimentação regular e saudável. Fazer várias refeições diárias. Incluir frutas, verduras e legumes. Evitar doces e frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
- Mexer-me. Manter uma rotina de atividade física pelo menos 5x por semana, 30 minutos por dia.
- Ficar atenta às reclamações do corpo, quanto a sintomas. Procurar médico ou dentista quando for necessário.

2) Cuidar do corpo:
- Cuidar do visual. Pra ninguém. Pra mim mesma. Vestir-me melhor. Tratar do cabelo e das unhas. Fazer depilação (mesmo que ninguém vai ver).
- Fazer do banho um ritual de beleza para que resulte num bem-estar geral (usando tudo o tem direito...)
- Manter cuidados com a higiene bucal, escovando também a língua, passando fio dental e utilizando enxaguante bucal todos os dias.
3) Cuidar da mente
- Ler mais. Comprar alguns livros para distrair a mente e nunca apagar a luz para dormir sem antes virar pelo menos uma página de um livro.
- Ter sempre um trabalho manual encaminhado. E dar um tempo para fazê-lo progredir.
- Escrever diário. Pelo menos de vez em quando. O escrever ajuda a coordenar os pensamentos e as idéias.
- Procurar levar a vida de maneira mais relaxada, sem absolutizar os problemas. Uma hora vai melhorar!

4) Sentir prazer no que faz
- Aceitar a realidade sem reclamações inúteis. Enfrentar as dificuldades do dia-a-dia sem desanimar. Melhorar o que for passível de mudança. Conduzir, encaminhar e coordenar as atividades profissionais dando o melhor de mim mesma.
- Procurar perceber pontos positivos e qualidades nas pessoas e nos acontecimentos.

5) Manter um sonho
Ninguém vive sem um sonho. Aquela luz brilhante que nos mantém em caminhada mesmo quando só vemos trevas nos oprimindo. Uma perspectiva. Algo muito bom que vai alterar a realidade e nos trazer felicidade. Um fato, uma situação, um acontecimento... para onde convergimos nosso coração e nosso desejo, nossos pensamentos e esforços.

Terça – feira 27/12/2011 ás 18:30h

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SMARTPHONES SUBSTITUEM CÂMERAS NO DIA A DIA


Um quarto das fotos e vídeos é registrado através de um celular no país
Mais de um quarto das fotos e vídeos produzidos nos Estados Unidos é capturado por um smartphone, aponta pesquisa conduzida pela NPD Group. A conclusão do estudo, que contou com aparticipação de 3.300 voluntários, vai ao encontro de alguns dados de venda, que sugerem que os celulares estão substituindo ascâmeras fotográficas e de vídeo nas necessidades casuais do consumidor.
O número de fotos capturadas através de um smartphone passou de 17%, em 2010, para 27%, em 2011, de acordo com a pesquisa. Paralelamente, as vendas de câmeras fotográficas não profissionais caíram 17% em volume e 18% em receita nos primeiros onze meses de 2011. As filmadoras de bolso também perderam prioridade na lista de gadgets do consumidor. Entre 2010 e 2011, as vendas do aparelho caíram 13% em volume e 10% na receita.
Liz Cutting, diretora executiva da NPD, diz que os smartphones estão substituindo as câmeras tradicionais especialmente em momentos espontâneos. Para o registro de eventos importantes, contudo, os americanos continuam optando pela câmera fotográfica.
De acordo o Flickr, umas das maiores plataformas para o armazenamento de fotos da internet, o número de acessos via celular dobrou no último ano. Em relação aos updates realizados através de um smartphone, a companhia confirma um aumento de oito vezes nos últimos 24 meses.

Segunda – feira. 26/12/2011 ás 11:05

domingo, 25 de dezembro de 2011

NATAL SEM FOME

De novo a história se repete e muitas campanhas começam a ser desencadeadas contra a fome no dia de Natal.

Todos sabem que essa superação visa a dar comida a quem passa fome o ano inteiro, principalmente crianças. Elas são felizardas por conseguirem alcançar as benesses desse período, enquanto muitas morreram vencidas fatalmente pela fome.

Em virtude de um vício nacional de só combaterem os problemas depois de se tornarem crônicos, caberia algumas observações, sem nenhuma reprovação a essas iniciativas. Primeiro seria o fato da prestação de contas se restringir somente ao montante arrecadado, sem detalhar a relação receita verso despesa. No máximo apresentam alguns projetos ou instituições beneficiados, sem mencionar com quanto.  

Mais grave, entretanto, seria nunca haver prestação de contas do valor total arrecadado com as campanhas. Este nunca é citado. Claro que se tal campanha arrecada 10 milhões, todo o valor deve ser empregado para a finalidade específica, descontados eventuais impostos, por vir o dinheiro da população.
Não se sabe de alguém conhecedor dessa prestação de contas integral. 

Apenas exemplos não justificariam. A prestação de contas completa e detalhada traria maior credibilidade às iniciativas.

Por serem apenas sazonais, elas retiram o debate e as ações concretas com vista a erradicar a fome por todo o ano em todo o planeta.  As campanhas ajudam, mas devem ser tratados pelo que são; meros paliativos.

Todos devem colaborar nos natais. Se isso, entretanto, for apenas para deixar aliviados alguns corações, achando que já fizeram a sua parte o bastante, ao invés de ser um bem, torna-se um mal gigantesco. Nenhum organismo é moldado a só ter necessidade de comida nos fins de ano. A fome não pode permanecer insolúvel o tempo todo, acobertada por uma cortina de campanhas em datas históricas ou depois de catástrofes.

Natal sem fome é bom, desde que não seja instrumento para camuflar eternamente uma Nação comendo apenas nos fins de ano e passando a vida inteira com fome e indigência.

Muita gente já penou depois deste texto, escrito no Natal de 2001. Como eu havia dito naquela oportunidade, muitas pessoas vão comer bem neste Natal, com a triste certeza de que passarão fome durante o próximo inteiro; sem levar em conta de quem seja a culpa, este mundo sé será minimamente justo quando todos tiverem a oportunidade de comer normalmente, sem fome prolongada de pessoas, famílias e nações. O ideal não é um Natal, mas um mundo sem fome.

Pedro Cardoso da Costa/SP
Domingo.25/12/2011 ás 23:50h

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VERÃO COMEÇA EM TODO O PAÍS


Raiou às 3h30 a estação mais festejada pelos brasileiros; verão vibra forte e sem pressa até 30 de março; as musas dessa estação são muitas e estão por todas as partes; se no passado deusas como Leila Diniz e Rose Di Primo brilharam, as apostas deste ano são Bárbara Evans e Nicole Bahls; mas cuidado: chuvas em janeiro!

Raiou! Desde 3h30 da madrugada, a estação mais aguardada do ano chegou para o desfrute dos brasileiros. É verão, que se apresenta sem pressa de chegar ao final marcado para 30 de março – mas que até lá promete muita vibração e energia, sob um calor que, a julgar que já começa apontando os termômetros, neste primeiro dia, acima de 35 graus centígrados em diversas capitais do País.
Pelas primeiras informações do Instituto Clima Tempo, temperaturas espetacularmente altas não serão a tônica da estação.

“O verão promete ter temperaturas dentro das médias históricas”, disse ao 247 a meteorologista Josélia Pegorim. “O que deve haver de diferente serão as chuvas de janeiro, que prevemos acima do normal”. A explicação está no fenômeno La Niña, que esfria a superfície das águas do oceano pacífico e desencadeia uma série de reações climáticas.

Nas ruas e, especialmente, nas praias do Brasil, a busca será pelo encontro das musas da estação. Elas são muitas e estão por todas as parte. No passado, o Rio de Janeiro contava com a presença permanente de ícones de beleza como Leila Diniz e Rose di Primo. Neste verão, quem vai brilhar acima das demais estrelas? Bárbara Evans, que esgotou a última edição da Playboy, e Nicole Bahls, da turma do Pânico, são duas boas apostas, concordam?

Quinta –feira 22/12/ 2011 às 15:20h


JOVEM DE 16 ANOS SUICIDA-SE PORQUE UM RAPAZ CANCELOU ENCONTRO


Uma Jovem britânica, de 16 anos, atirou-se para a frente de um comboio em andamento 75 minutos depois de ter recebido uma mensagem de texto de um rapaz, cancelando  o encontro do dia seguinte.

Gabrielle Joseph deixou uma mensagem aos amigos do Facebook a dizer que ia pôr termo à vida, antes de se atirar para frente de um comboio, numa estação perto de casa, em Briton Ferry, no sul do país de Gales.

No inquérito do caso realizado quarta-feira (20/12), o juiz concluiu que a mensagem que a Jovem deixou no Facebook é uma prova clara que foi suicídio. 

Embora a mensagem não tenha sido lida em voz alta no tribunal, o pai de Gabrielle, o Coronel Philip Rogers, referiu que "a última parte da mensagem é uma indicação clara de que ela queria matar-se."

Gabby, como era tratada pelos amigos, ambicionava ser modelo e, semanas antes da tragédia, tinha sido escolhida para ser a imagem da semana da revista "Digital Photographer".

Era descrita como uma Jovem trabalhadora, alegre, muito bonita e que gostava de sair à noite e divertir-se.

Quinta – feira 22/12/2011 ás 6:30h

ESFERA METÁLICA CAIU DO CÉU NA NAMÍBIA


Uma bola metálica com cerca de um metro de diâmetro e seis quilos caiu do céu numa região desabitada da Namíbia. As autoridades admitem que se trate do fragmento de um engenho espacial.

A imagem do artefacto foi divulgada esta quarta-feira pelo National Forensic Institute. A bola foi encontrada a 750 quilómetros de Windhoek, a capital namibiana.

De acordo com o director da Polícia forense local, Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática "conhecida pelo homem". Paul Ludik diz ainda que os habitantes da aldeia local escutaram várias pequenas explosões há cinco dias.

Feita com dois hemisférios soldados, a esfera foi encontrada numa cratera com 3,8 metros de diâmetro e 33 centímetros de profundidade.

As autoridades locais entraram em contacto com as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA) para tentar desvendar a origem do objecto.

No passado, a NASA tinha já alertado para grande número de lixo espacial em órbita da Terra, deslocando-se a mais de 28 mil quilómetros por hora. Só até Julho de 2011, estavam catalogados 16094 objectos girando em redor da Terra.

 foto National Forensic Science Institute/AFP
 Quinta – feira 22/12/2011 ás 6:05

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PESQUISA: FALAR NO CELULAR FICA 41% MAIS BARATO


Falar pelo celular no Brasil ficou 41% mais barato em dois anos. Segundo dados da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicação), o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, recuou de R$ 0,34 no fim do terceiro trimestre de 2009 para R$ 0,20 em setembro de 2011.

A queda de preços reflete a concorrência entre as empresas do setor, com a oferta de promoções para ligações entre telefones da mesma operadora, e também aos ganhos de escala.
O ritmo das ativações de novas linhas já supera um celular por segundo, levando o país a alcançar 236 milhões de usuários de telefonia móvel. Em setembro de 2009, eram 166 milhões de clientes.

No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário subiu 38%, de 88 minutos para 122 minutos.

Além de crescimento em números absolutos, a telefonia móvel também apresentou expansão de sua cobertura, com os serviços ofertados hoje em municípios que concentram 99,98% da população brasileira.
Os municípios onde moram 78,6% da população brasileira já dispõem de serviços de quatro ou cinco operadoras. Esse índice sobe para 85,8% da população quando consideramos a presença de pelo menos três empresas.

BAND
Quarta – feira  21/12/2011 13:05h