Começa a vigorar hoje (8) o Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), com novas regras a serem
seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Entre os
benefícios previstos para os consumidores estão facilidades para o cancelamento
imediato de serviços, sem necessidade de falar com atendentes.
O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois
dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela
internet ou pelos terminais. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores à sua
central de atendimento.
Além
de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as
lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações,
bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno
sobre reclamações relativas a cobranças terá de ser feito, no máximo, em 30
dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o
valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o
valor em dobro.
Outra
vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a
obrigação de retornar as ligações, caso elas caiam. As novas regras fixam ainda
validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às
empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e,
aos pós-pagos, que os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão
próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.
No
caso dos pós-pagos, as novas regras preveem também faturas mais detalhadas, de
forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os
pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.
Ofertas
e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das
operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam
comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes –
prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com
fidelização terão validade máxima de 12 meses
A
Oi informou já estar implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento,
apesar de considerar alguns prazos “incompatíveis com a complexidade das
alterações necessárias”. A Telefônica Vivo confirmou que está implantando e
trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200 pessoas
“engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às novas regras
em um prazo extremamente curto”.
A
Claro, igualmente, informou que está implementando as disposições do RGC, para
“cumprir o grande volume de determinações previstas”. Já a TIM disse que
“trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos apresentados. Para a Tim,
“mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a
melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”.
A
GVT informou que está “trabalhando intensamente” para cumprir, até hoje (8) as
regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande número de mudanças
exigidas e ao curto prazo concedido para sua implementação, “estão sendo feitas
várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o
cliente”. (Agência Brasil)
Terça-feira, 8 de julho, 2014