O anúncio de um novo procedimento capaz de transformar olhos castanhos em azuis levantou polêmicas, interessou a muita gente e causou desconfiança em especialistas. Ainda em fase de testes, a técnica já foi aplicada em pequena escala e será testada em um grupo de 100 pessoas para determinar seu efeito e segurança. Para realizar a mudança, o médico aplica um raio laser no olho do paciente destruindo o pigmento marrom da íris.
De acordo com Gregg Homer, criador do procedimento, a transformação não tem efeitos colaterais, mas o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Mário Motta, afirma que a aplicação do laser causa uma irritação na íris que pode vir a se transformar em problemas graves. De acordo com Motta, a irritação é inevitável e ela pode tanto desaparecer sem causar doenças como também pode se transformar em um glaucoma ou até uma catarata.
Além da polêmica médica, o procedimento também têm oposição entre pessoas que acham excessivo mudar a cor do olhos ou ainda que vêem na transformação um reforço de ideias racistas.
Julia Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário