A internet veio para ficar e já é a mais querida dos
brasileiros.
Televisão (55%), jornais (44%),
rádio (29%) e revistas (24%) já não são mais a preferência da maioria dos
brasileiros. A internet é considerada a mídia mais importante para 88% das
pessoas, de acordo com a segunda edição da pesquisa “Brasil Conectado – Hábitos
de Consumo de Mídia 2013”, realizada pela comScore e pelo Interactive
Advertising Bureau (IAB Brasil) com mais de duas mil pessoas.
Em um ano, o acesso à internet
via smartphones avançou dez pontos percentuais. Em 2012, 42% dos brasileiros
usavam a web por meio dos aparelhos móveis. Neste ano, o índice subiu para 52%.
A maior parte deles, 37%, navegou durante 14 horas por semana, ou seja, média
diária de duas horas. Segundo o estudo, pessoas com menos de 35 anos são mais
propensas a usar a internet em smartphones, preterindo o uso de tablets.
Desktops e laptops são mais usados para acessar a internet, porém os jovens
preferem smartphones, tablets e consoles de videogame.
O acesso à internet é feito
majoritariamente em casa pela manhã (58%) ou à noite (65%), via desktop. Quando
o uso da internet é feito em casa, mas em dispositivos móveis, o percentual cai
para 22% (durante a manhã) e 25% (à noite). No trabalho, a internet é acessada
por 43% das pessoas em desktops ou laptops e por 22% dos entrevistados em
smartphones ou tablets.
A internet móvel afeta a relação
das pessoas com conteúdos produzidos e veiculados pela televisão. De acordo com
a pesquisa, 73% dos espectadores navegam pela web enquanto assistem TV, mas
praticamente todos (94%) prestam atenção igual ou maior à internet. Entre os
que usam notebooks, a grande maioria (56%) faz atividades online não
relacionadas às atrações que estão acompanhando na TV. Quando a navegação é
feita por celulares (48%) e por tablets (47%) o percentual cai, pelo menos,
oito pontos percentuais.
A pesquisa revela que 85% dos
pesquisados usam a internet mais de uma vez por dia, número bastante acima em
comparação aos telespectadores, já que 60% assistem TV, pelo menos, duas vezes
ao dia.
Publicidade
O levantamento mostra que a
publicidade digital é considerada mais efetiva e criativa que as campanhas
feitas no meio televisivo. A propaganda feita em plataformas online é menos
incômoda que a veiculada na TV (32% contra 18%), mais informativa (50% contra
21%) e, ao mesmo tempo, mais evidente (45% contra 36%). Para o vice-presidente
executivo do IAB Brasil, Marcelo Lobianco, o resultado mostra a tendência do
mercado e o impacto da publicidade online. “O fato de que 84% dos participantes
afirmam já ter comprado algum produto online, seja por meio de computador,
laptop, smartphone ou tablet, demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’
de utilizar a internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”.
Fonte: Portal comunique-se.com.br
Terça-feira 14 de maio
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