Mensagem

"O maior inimigo da autoridade Ć© o desprezo e a maneira mais segura de solapĆ”-la Ć© o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

Ja temos 2 membro, seja o terceiro do

quinta-feira, 16 de marƧo de 2017

APROVADO PELO SENADO PROJETO QUE PROƍBE LIMITAR DADOS NA INTERNET FIXA



O PlenÔrio aprovou quarta-feira(15/03), o projeto que proíbe as operadoras de internet de estabelecer franquias de dados em seus contratos de banda larga fixa. Do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o projeto (PLS 174/2016) altera o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) para vedar, expressamente, os planos de franquias de dados para esse tipo de serviço. Por acordo entre os líderes, a matéria tramitou em regime de urgência. A matéria segue agora para anÔlise da Câmara dos Deputados. A proposta não altera as regras dos planos de internet móvel.

Na justificativa do projeto, FerraƧo destaca que diversos aspectos do exercĆ­cio da cidadania dependem da internet, como ensino Ć  distĆ¢ncia, declaração do imposto de renda e pagamento de obrigaƧƵes tributĆ”rias, de modo que, a seu ver, nĆ£o seria razoĆ”vel limitar o trĆ”fego de dados na rede. Segundo o senador, ā€œlimitar o uso da internet seria uma pĆ©ssima novidade no Brasil, sendo somente repetida em paĆ­ses liderados por governos autoritĆ”rios, que cerceiam o acesso Ć  informação por parte de seus cidadĆ£osā€.

O relator, senador Pedro Chaves (PSC-MS), apresentou parecer em substituição às comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Assuntos EconÓmicos (CAE) e de Ciência e Tecnologia (CCT). Ele apresentou parecer favorÔvel à aprovação do projeto e pediu o arquivamento de outros dois projetos que tramitavam em conjunto com o PLS 174: o PLS 176/2016 e o PLS 249/2016, por tratarem do mesmo assunto. JÔ o PLC 28/2011, que também tramitava em conjunto com o projeto aprovado, foi enviado para nova anÔlise da CCT.

Pedro Chaves diz em seu relatório que a internet tem papel fundamental na inclusão social, no exercício da cidadania e como indutora de inovação e avanço tecnológico. Para ele, é inadmissível que haja esse tipo de limitação na internet fixa, o que poderia prejudicar consumidores, empresas e ações governamentais.

Apoio Popular

Pesquisa realizada pelo DataSenado, entre maio e junho do ano passado, revelou que 99% de um total de 608.470 internautas entrevistados são contrÔrios à limitação de dados na internet de banda larga fixa.

Por meio do portal e-Cidadania, quase 35 mil internautas opinaram sobre o projeto que impede a limitação de dados. Praticamente a totalidade se manifestou a favor, jÔ que apenas 308 votaram contra. Esse número representa menos de 1% do total de votos.
 (Ag Senado)

Quinta-feira, 16 de MarƧo de 2017 Ɣs 10hs00

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio