Mensagem

"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

Ja temos 2 membro, seja o terceiro do

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TEMER QUER IDADES DIFERENTES PARA APOSENTADORIA




O presidente Michel Temer solicitou estudos mais detalhados ao Ministério da Fazenda com o objetivo de manter idades diferentes para aposentadoria de homens e mulheres, na reforma da Previdência que deverá ser discutida, em caráter conclusivo, já no início de 2017. A tendência em todo o mundo é igualar as idades à volta dos 65 anos. No Brasil, aposenta-se após 180 meses de contribuição, além de ter de atingir valores mínimos na soma da idade com o tempo de contribuição. Se depender de Michel Temer, homens e mulheres se aposentarão em idades distintas, ainda que reduzindo a diferença de 5 para 3 anos. Mulher vive mais que homem, mas essas estatísticas estão proibidas pelo Planalto, nos estudos da reforma da previdência. Nos EUA, ambos os sexos se aposentam aos 66 anos, mas sobe a 67 anos em 2022. Na Alemanha são 65 agora, mas passa a 67 em 2022. Estudo da OCDE mostrou que o Brasil dá o maior benefício proporcional na aposentadoria: 85,9% do salário. Nos EUA são 42,3%.

PMDB DEFINE EUNÍCIO PARA PRESIDÊNCIA DO SENADO
Após acordo com o Palácio do Planalto, que pediu para o partido evitar a disputa, o PMDB definiu o seu candidato a presidente do Senado, em fevereiro: Eunício Oliveira (CE). Líder do PMDB, o senador cearense convenceu o senador Romero Jucá (RR), o preferido de Renan Calheiros, e Garibaldi Alves (RN), a abrirem mão da concorrência. Jucá já havia definido seu papel: o de Líder do Governo no Congresso. Se Eunício desistir, são possíveis substitutos Raimundo Lira (PB) e Simone Tebet (MS). Uma coisa é certa: um deles será Líder do PMDB. O PT e seus aliados “independentes” ameaçam candidatura própria, mas, para evitar um vexame, torcem por uma mãozinha de Renan. A turma de Renan pretende pressionar Eunício, candidato ao governo do Ceará em 2018, não dispute a reeleição à presidência do Senado.

LADEIRA A CIMA
O governo Michel Temer começa a dar sinais de melhora na avaliação, ao menos no Paraná. Pesquisa do Instituto Paraná revelou que a aprovação do peemedebista subiu para 43,2%, naquele Estado.

PERNAS CURTAS
Petistas andaram espalhando um “encontro” que não houve entre Lula e o ministro Gilmar Mendes. O plano era tentar desacreditar como juiz o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Não deu certo.

DISTÂNCIA NECESSÁRIA
O ministro Gilmar Mendes, que está nos EUA como observador das eleições, esteve a última vez no mesmo ambiente de Lula durante a posse da presidente do Supremo, ministra Carmen Lúcia.

OAB CONTRA O FORO
Grupo de trabalho da OAB vai sugerir mudanças no “foro privilegiado” que, para o presidente nacional da entidade, deve ficar restrito a um número reduzido de pessoas que de fato precisem dessa proteção.

ARMAS NA MESA
Com a antecipação do debate da eleição de 2018, o PSDB trava, nos bastidores, uma disputa pela liderança na Câmara. Marcus Pestana (MG), Jutahy Jr (BA) e Daniel Coelho (PE) já se lançaram candidatos.

FICHA LIMPA
Waldemir Moka (MS) é outro senador ficha limpa do PMDB, ao lado de Simone Tebet (MS) e Raimundo Lira, por exemplo. Ele informa nunca ter sido réu em processos desde que entrou na política, em 1981.

MODELO ADOENTADO
O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) define o sistema político como adoentado. “Não podemos fazer um debate que não se encerra. É preciso dar uma escala de prioridades”, pede o parlamentar.

Quarta-feira, (09/11/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário