Mensagem

"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

Ja temos 2 membro, seja o terceiro do

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

EMPREITEIRAS PAGAM OS ADVOGADOS DE CORRUPTOS




Ao menos uma centena de advogados criminalistas vivem expectativa de nova fase da Operação Lava Jato, mas desta vez os alvos seriam eles próprios. É que, em sua delação premiada, a Odebrecht finalmente esclareceu um grande mistério: quem paga a milionária defesa dos acusados na Lava Jato. Executivos revelam que empreiteiras enroladas na investigação bancam a defesa milionária de políticos enrolados. Ainda não se sabe o que empreiteiras como Odebrecht gastaram (e ainda gastam) com advogados de políticos, mas pode chegar ao bilhão. Por meio de quebra de sigilo e rastreamento, a Lava Jato pode chegar à origem eventualmente ilícita de honorários advocatícios. A investigação da origem dos pagamentos aos mais caros criminalistas do País deve ser cuidadosa, para não ofender a lei e melindrar a OAB. Os escritórios e o exercício da advocacia são protegidos por legislação que garante aos profissionais direitos e prerrogativas especiais.

DEPUTADOS AMEAÇARAM PRIVILÉGIOS DO MP E JUÍZES
Poderia ter sido pior a decisão da Câmara dos Deputados, interpretada como vingança, de aprovar a proposta responsabilizando procuradores e juízes que promovam perseguição a investigados. Na madrugada de quarta-feira (2/12), chegou a ser considerado no plenário o fim do privilégio de ambas as categorias de terem como punição máxima, por eventuais malfeitorias, a aposentadoria com vencimentos integrais.

LONGO CONTENCIOSO
A impressão é que não só a Lava Jato provoca urticária na Câmara: é antigo o contencioso, sobretudo, entre parlamentares e procuradores.

PERSEGUIÇÃO
Deputados não afetados pela Lava Jato relataram na Câmara casos de suposta perseguição de membros do MPF desde o governo FHC.

OS BONS ESTÃO IMUNES
Líderes partidários argumentam que os procuradores e juízes não têm por que se preocupar: “A lei pune apenas os que agem mal”, dizem.

ELES ADORARIAM
Os procuradores protestaram contra o fato de o pacote anticorrupção ter sido desfigurado, e ameaçam até mesmo abandonar a Lava Jato. Agindo assim, eles fariam exatamente o que os corruptos desejam.

TEMER QUIS IR A MEDELLÍN
Num primeiro momento, cedo da manhã, terça (29), muito comovido, o presidente Michel Temer queria viajar para o local do acidente do time da Chapecoense, em Medellín. Mas a votações tão essenciais ao futuro do País, no Congresso, acabaram por segurá-lo em Brasília.

BANCO DOS RÉUS
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia quinta-feira (1º/12) o julgamento que vai decidir se Renan Calheiros vai virar réu no escândalo em que a empreiteira Mendes Júnior é acusada de pagar a pensão de uma filha. Se virar réu por decisão do STF, Renan Calheiros pode ter o mesmo destino de Eduardo Cunha na Câmara: a destituição da presidência do Senado. Faltam 62 dias para o fim do seu mandato como presidente.

LANTERNA NA POPA
O paranaense Rodrigo Rocha Loures, amigo pessoal de Michel Temer é considerado para a vaga de Geddel Vieira Lima, no governo. Mas o presidente ainda prefere Loures na presidência de Itaipu.

OS MAIS ADMIRADOS
Pelo 10º ano consecutivo, a Paixão Côrtes Advogados, de Brasília, figura como um dos escritórios de advocacia mais admirados do Brasil, segundo a edição de 2016 do prestigiado anuário Análise Advocacia.

ARROGÂNCIA

A assessoria de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) parece acreditar nos críticos que acham o deputado arrogante. Assessores com salários de até R$ 16 mil costumam ser grosseiros no trato, principalmente com servidores mais humildes.

AJUFE AGRACIADA
A Associação dos Juízes Federais do Brasil foi premiada com o Selo de Participação Legislativa, da Câmara dos Deputados, na categoria “Entidades que realizaram atividades relevantes à sociedade”.

Quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário