Cresceu
em 14 pontos percentuais (p.p.) a intenção de compra de presentes para este Dia
dos Pais, na comparação com o mesmo período de 2017. Este ano, 40% dos cerca de
1.300 respondentes da Pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC, feita
especialmente para esta data, disseram que gastarão mais com a compra do
presente para o pai. No ano passado, 34% tinham a intenção de investir um valor
superior na comparação com o que gastaram em 2016. Esse crescimento é
considerado como um indicativo da melhora nas vendas do varejo. A pesquisa
identificou ainda que 60% dos entrevistados irão gastar a mesma quantia ou até
mesmo menos em 2018, com o presente do Dia dos Pais.
Em 2017, eram 66%. A
imagem a seguir contém os detalhes:
Também
de acordo com a Pesquisa Hábitos de Consumo, da Boa Vista SCPC, caiu o
percentual de consumidores que não irá comprar presentes neste ano (de 61% para
47%). Já 29% dos que não irão comprar alegaram estar endividados (em 2017 o
percentual era de 23%), seguidos dos que disseram estar fazendo contenção de
gastos (19%), que se manteve estável a 2017.
Houve
também uma queda entre os respondentes que alegaram gastar menos com o presente
nesta data, por conta das dificuldades financeiras resultantes da atual
situação econômica do país. 36% dos consumidores disseram que a atual situação
econômica do Brasil contribui para gastarem menos (eram 45% em 2017) e,
aumentou o percentual daqueles que gastarão menos por contenção de despesas (de
19% para 25%) e diminuição da renda (de 12% para 15%).
68%
irão presentear os pais com itens de uso pessoal, como roupas, calçados,
perfumaria e acessórios. A opção por presentear com almoço ou mesmo um passeio
ou viagem curta registra 10% das intenções, seguida por 8% que pretendem
comprar celulares, 5% itens de informática e 9% outros itens, entre eles
ferramentas e bebidas.
46%
dos consumidores pretendem gastar no máximo R$ 100,00 com o presente do Dia dos
Pais (em 2017 eram 48%). O ticket médio para este ano está estimado em R$ 179
(8p.p. superior na comparação ao ticket médio de 2017).
Mesmo
ainda sendo maioria, caiu de 73% para 69% o total de consumidores que irão
comprar e pagar à vista. 44% utilizarão o dinheiro e 35% farão uso do cartão de
débito, percentuais similares aos registrados em 2017. Por outro lado, subiu em
4p.p. (de 27% para 31%) o total de consumidores que irá comprar o presente do
Dia das Pais e parcelar o valor. 81% farão uso do cartão de crédito, que se
comparado ao ano passado, apresenta crescimento de 3p.p.
81%
dos consumidores irão concentrar as compras do Dia dos Pais em lojas físicas.
43% em shopping, 33% em lojas de rua e 17% em grandes magazines (em 2017 eram
13%). Dentre os porquês de se comprar em loja física: 46% preferem ver e tocar
a mercadoria; 13% sentem-se mais seguros; 31% acham mais rápido porque retiram
o presente na hora e 10% buscam atendimento pessoal.
Não
só os pais ganharão presentes. Dos respondentes, 51% disseram que presentearão
os pais, 21% os maridos, 10% sogros, 6% irmãos, 3% avôs e tios, e 6% outros*
(mães com papel de pai). A promoção/preço é o que mais influenciará na decisão
de compra (36%). Outros 20% afirmam que o fator determinante será a utilidade
do presente. O desejo do presenteado (18%), o bom atendimento (15%) e a
marca/qualidade (8%) foram mencionados na sequência.
Metodologia
A
Pesquisa Hábitos de Consumo – Dia dos Pais teve como objetivo identificar os
hábitos de compras dos consumidores para esta data comemorativa, suas
preferências de compras, meio de pagamento usados e os locais onde pretendem
concentrar as compras. A pesquisa também identificou a pretensão de gastos para
este ano e o que é considerado mais relevante na decisão de compra. A
metodologia utilizada foi a quantitativa para realização da coleta das
informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. A pesquisa foi
realizada de 13 de junho até 10 de julho de 2018 e contou com 1.316
respondentes, que buscaram informações e orientações no site Consumidor
Positivo da Boa Vista Serviços. Os resultados devem ser lidos considerando
margem de erro de 2,7% e grau de confiança de 95%. (ABr)
Quarta-feira,
08 de agosto, 2018 ás 11:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário