Mensagem

"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

Ja temos 2 membro, seja o terceiro do

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Bancos públicos emprestam menos para Estados, municípios e estatais




Os bancos públicos emprestaram R$ 46 bilhões a menos para Estados, municípios e empresas estatais entre janeiro e setembro do ano passado. O volume é 10,3% inferior ao que foi desembolsado para o setor público em 2016 por BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Nesse período, o crédito dessas mesmas instituições financeiras para empresas privadas e pessoas físicas caiu 1,9%.

Dois fatores ajudam a explicar a queda de recursos destinados ao setor público. O principal deles é o esforço da Petrobras para reduzir seu endividamento e trocar suas dívidas bancárias por financiamento mais barato no mercado de capitais.
Polêmica

As operações de crédito dos bancos estatais estiveram no meio de uma grande polêmica nos últimos dias.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, admitiu que o Palácio do Planalto pressiona os governadores e prefeitos a trabalhar a favor da aprovação da Reforma da Previdência em troca da liberação de financiamentos de bancos públicos. Essas transações foram classificadas como “ações de governo” pelo ministro. Diante da repercussão, Marun negou que a frase indicasse “chantagem”. (AE)

Quinta-feira, 04 de janeiro, 2018 ás 11hs00

Nenhum comentário:

Postar um comentário