Uma
pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae) constatou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios no
Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas
digitais, em especial nas redes sociais. Pelos dados, 72% utilizam o WhatsApp
para se comunicar com clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.
O
estudo “Transformação Digital nas MPE” analisou a informatização das micro e
pequenas empresas, no período de abril a junho deste ano, e fez 6.022
entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e
escolaridade.
A
pesquisa avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era
digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de
micro e pequeno porte. Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e
redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco
anos.
A
rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp são as ferramentas mais usadas
pelas micro e pequenas empresas na divulgação de produtos e serviços. Estes
instrumentos também são utilizados para o relacionamento com os clientes.
Essenciais
Para
a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, o
estudo mostra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades
comerciais e nos negócios. “Vivemos numa era em que as pessoas passaram a
adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é
obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas
que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, disse.
A
proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de
11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas
digitais, em especial no caso do WhatsApp e do Facebook.
A
quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto
o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes,
principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%),
atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%).
O
Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente
37%, 24% e 17%).
Comparação
Na
comparação com o último estudo do Sebrae, de 2015, o uso de computadores nas
empresas passou de 56% para 57% no caso dos microempreendedores individuais, de
83% para 89% nas microempresas e de 94% para 97% nas empresas de pequeno porte.
Atualmente,
73% dos microempreendedores individuais, 91% das microempresas e 99% dos
empresários das empresas de pequeno porte acessam a internet e o fazem
predominantemente por meio do celular e do computador na empresa. (Abr)
Sábado,
21 de julho, 2018 ás 12:00
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