O
comércio varejista brasileiro teve uma alta de 0,3% no volume de vendas na
passagem de fevereiro para março. O resultado veio depois da queda de 0,2% de
janeiro para fevereiro. O dado, da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), foi divulgado
sexta-feira (11/5), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
De
acordo com o estudo, também foram registradas altas nos outros quatro tipos de
comparação temporal: média móvel trimestral (0,3%) em relação a março de 2017
(6,5%), acumulado do ano (3,8%) e acumulado de 12 meses (3,7%).
De
fevereiro para março, cinco dos oito segmentos do varejo pesquisados pelo IBGE
tiveram crescimento no volume de vendas. A maior alta ocorreu no setor de
combustíveis e lubrificantes (1,4%).
Outros números da pesquisa
As
demais altas foram observadas nos setores de artigos farmacêuticos, médicos,
ortopédicos e de perfumaria (1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico
(0,7%), tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,1%)
Tiveram
queda os segmentos de supermercados, alimentos e bebidas (-1,1%), livros,
jornais e papelaria (-1,2%) e equipamentos e materiais para escritório,
informática e comunicação (-5%).
O
varejo ampliado, que considera também veículos e materiais de construção
cresceu 1,1% de fevereiro para março. Os veículos, motos e peças tiveram
expansão de 2,9%. Já os materiais de construção mantiveram o volume de vendas
de fevereiro.
A
receita nominal do comércio varejista teve altas de 0,4% em comparação com
fevereiro deste ano, de 0,1% na média móvel trimestral, de 7,1% na comparação
com março de 2017, de 4,1% no acumulado do ano e de 3,1% no acumulado de 12
meses. (ABr)
Sexta-feira,
11 de maio, 2018 ás 18:00
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